1 de março de 2011

1º Sarau de Intercâmbio Cultural Ermelino/Keralux


Fotos: Andréa Iseki
Depoimento: Edson Costa

O Sarau, um pouco de tudo!

 O delicioso encontro entre Robson Ventura e Raquel Androszczuk em voz e violão.
 Banda "BR's" de musica brasileira autoral. 
 Mais "BR's"
 Projeto de capoeira CLARA-TE, realizado no INKER
 Mais capoeira, foi uma delicia!
 Banda Conspiração
 Mais "Conspirações... rsrsrsrsr"
 Banda Mil Léguas...
 mais Mil Léguas, esta banda abriu o Sarau.
Carolzinha operando câmera, atenção ao palco, equipamento de luz e som, além dos técnicos, todos cedidos pela SPturis. Muito atenciosos conosco.
 Antes de tudo, tivemos um  temporal no meio da tarde, acabamos atrasando o começo do Sarau.
 O guarda-chuva era o acessório indispensável!
 Tendas banheiros quimicos, Também cedidos pela SPturis
 Mesa de luz e efeitos, também também da SPturis
 Abertura oficial do Sarau
 No começo das exibições as cadeiras estavam todas ocupadas, porém veio mais um temporal em meio a exibição, esta garantida pelo CineClube Assunção de São Bernardo do Campo.
 Garoto brinca na exposição das artes plásticas. Obras de Rocco de São Bernardo do Campo e BG Lunar de São Miguel Paulista.
Obras dos artistas plásticos Gallo e Rocco - Ambos de São Bernardo do Campo

Organizamos este Sarau, mesmo sem recurso financeiro nenhum. Contamos com parceiros de realização. O primeiro deles foi o Instituto União Keralux - INKER, que nos aproximou da Plataforma dos Centros Urbanos (Grupo Articulador de Ermelino Matarazzo), em todo o processo de organização e produção durou três meses, onde perigavamos de cancelar o evento inúmeras vezes, umas pelas descobertas dos caminhos burocráticos que poderiamos estar criando problemas aos nosso parceiros de realização, outras por promessas não cumpridas (padre). Porém iamos fazendo o plano B, C, D... no último dos planos, iamos buscar equipamentos em São Bernardo do Campo, Santo André, São Caetano, Ermelino, São Miguel e zona sul de São Paulo, todos cedidos por apoios: CineClube Assunsão, Corja Filmes, Final de Semana Cultural, Cinema de Guerrilha...
Estes que chegaram a ser produzidos, quando nos veio as respostas da SPturis (Empresa de Turismo e Eventos da Cidade de São Paulo), onde tinham confirmado o pedido feito de palco, som, luz, tendas e banheiros químicos. Depois de tantas indas e vindas dos planos, nem acreditavamos, parecia mentira. Mas era tudo real! Tinhamos a SPturis, por encaminhamento da subprefeitura de Ermelino Matarazzo.
No dia do Sarau estava tudo maravilhoso, o dia começou perfeito, o tempo aberto, o Evandro e o Mineiro eram os primeiros a estar no INKER, (eu fui o terceiro) acompanhando as tendas sendo montadas, banheiros, palco. Nós lá quebrando a cabeça para montar a exposição de artes plasticas, que tinha mais quadros do que paredes obras de Gallo e Rocco, ambos de São Bernardo do Campo e BG Lunar de São Miguel Paulista. Estavam Eu, o Mineiro, logo chegaram o André(Corja), o Robson, a Júlia, a Eli, depois chegaram a Paulinha, enquanto nós no salão, a Maria estava na cozinha, deixando tudo organizado para quando os lanches (para os voluntários) chegassem de Santo André (parte dos lanches doados pela Padaria Grilo de Santo André), ainda fui lá fazer graça com ela, e ela super compenetrada. Ela também foi uma das últimas a sair do Inker esse dia. No meio da tarde o ceú escureceu e começou a despencar o primeiro dos temporais do dia. E mesmo assim em meio a chuva chegou a Priscila, esta uma das nossas maiores apoiadoras, poxa nem sei descrever o carinho que tenho por ela! Hoje somos amigos e cumplices, e adoramos falar alguns palavrões. Quer dizer, ela briga comigo pois eu falo palavrão.
A iluminação e o som não tinha chegado, porém acha que desmarcariamos ou cancelariamos? De maneira nenhuma. A chuva deu uma trégua, e tudo chegou e foi montado. Porém o CineClube Assunção, e os voluntários da Corja Filmes estavam todos presos em alagamentos e trânsito, demoraram algumas horas, porém chegaram cheios de gás. Afinal tinham "comprado a briga".
Começamos o Sarau, com a Banda de Rock ""Mil Léguas", depois veio a Banda "Conspiração", excelentes, e olha que Rock nem é muito "minha praia".
A Andréa Iseki, (Corja), se desdobrando, fotografando e filmando, detalhe era dia de folga dela, e  encarando uma dupla jornada.
 Antes da terceira banda entrar começou uma pressão do Sr. Padre Alexandre, para desligarmos tudo, por causa da Missa na Igreja, Onde este ameaçou (indiretamente) a chamar a policia! Diminuimos o som não pela ameaça, mas por respeito aos beatos, e atrasamos a banda "Dimensão Alternativa", porém não desligamos nada, O Chapeú do Final de semana Cultural subiu pra fazer recitar uma poesia, depois disto colocamos um CD da Georgette Fadel de som ambiente, isso para perceber o que atrapalharia a Missa. O som em volume diminuído não atrapalhava, nem chegava até a Igreja. Assim chamamos Raquel Androszczuk e Robson Ventura para fazer "Voz e Violão". Foi uma delicia a apresentação deles.
O padre envergonhado ainda chamou eu e a Júlia a entrar na Missa, ir lá na frente, no altar, e veio com um discurso raso, dizendo aos fieis que nos apoiava e coisa e tal. Meia hora antes tinha ameaçado chamar policia (indiretamente). Não bastando ele diz que o projeto é da USP! Ahhhhh,  ele não ia nem nos dar a palavra, porém pedi, para corrigi-lo, "devo informá-los que este projeto não é da USP, mas surgiu de uma estudante da Universidade, além de ter outros estudantes, este projeto é de pessoas que tem atitude, respeito e carinho pela comunidade. E queremos sim que assistam a estréia e nos tragam criticas, pois queremos ouvi-los, e levar o filme como um retrato desta comunidade", saimos da igreja aplaudidos, porém falamos e corrigimos o que não era informação real!"
Quando a Missa acabou tivemos no salão do INKER o projeto de Capoeira CLARA-TE, foi lindo demais, tinha visto a tarde eles ensaiarem, este projeto tem bastante crianças, estas empenhadas, além dos adultos que são muito bons! O público ficou de boca aberta.
Enquanto rolava a capoeira, a Fernanda do Cineclube Assunção montou a tela, e trouxe o cinema para rua, neste momento não chovia mais, colocamos as cadeiras, testamos o filme. Tudo pronto.
Quando chamei a Júlia no palco, pegando ela de surpresa, ela ficou apavorada de tímidez, mas assim que é gostoso, sem discurso pensado, ela emocionada e muito nervosa procurava as palavras pra descrever o que era o projeto, e como chegamos até ali, foi lindo, natural e emocionante!
Começamos com os filmes da Oficina, onde a platéia reagia a cada personagem que aparecia na tela, pois eram todos seus vizinhos. No fim dos filmes da Oficina começou a cair outro temporal, onde poucos ficaram nas cadeira (estes com guarda-chuva), porém eles sairam para procurar um abrigo da chuva. Na exibição do média-metragem "KERALUX",que produzimos que perigou ser parada, porém a "guerreira" Fernada, cuidou de tudo para que A CHUVA não nos fizesse interromper o filme.
Devido a chuva, e a não possibilidade de projeção, tivemos que adiar o filme Paixão Popular, do Wagner(Nação São Miguel), porém iremos articular junto do Inker,  um dia que ele poderá vir exibir, não apenas este, mais outros filmes também.
Depois tivemos a Banda "BR's" esta que concebeu pelas mãos e sensibilidade do Doniño a trilha sonora do filme Keralux, executada com participação do Nicolas. Eles sou muito suspeito a avaliar, pois eu adoro o som deles.
Fechamos o Sarau, com a Banda Dimensão Alternativa, que mesmo o tempo estourando, conseguimos espaço para eles tocarem duas músicas.
O Projeto Keralux, Câmera e ação! agradece imensamente, a parceria e comprometimento de todos que se apresentaram, mas em especial ao Instituto União Keralux, que trabalhou todos esses meses arduamente para nos ajudar na realização. Os créditos desta realização não é apenas deste projeto, mas também deste instituto comprometido em oferecer o que é possivel para sua comunidade. Agradeço a Adriana Poveda, Evandro Colasso, Ariovaldo Molina e ao Mineiro. Estes sempre representando o INKER.

P.S. Nos posts anteriores coloquei as fotos separadas por grupos ou duplas que se apresentaram, importante creditar a fotógrafa Andréa Iseki, que foi até o evento para fazer as fotos e nos ceder.


Trailer do filme KERALUX




Um comentário:

  1. se tiverem coisas a complementar, créditos...coloquem no comentário, que vou corrigindo nos textos.
    ass. Edinho

    ResponderExcluir

Por favor,
Não utilize termos ou palavras considerados impróprios, pois pessoas de diversas idades podem acessar esse blog. Comentários produtivos, críticas e perguntas serão extremamente bem vindos.