22 de junho de 2011

CINE DEBATE ( EACH -USP)

Nesta segunda feira, dia 20 de junho, realizamos a primeira exibição do vídeo documentário "KERALUX" e os curtas "JARDIM ESPERANÇA", "OPORTUNIDADES QUE FIZERAM A DIFERENÇA" e " E AGORA MARIA?" na Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) mais conhecida como USP LESTE. A exibição teve início às 14hrs com direito a pipoca, por conta do NAPRA (Núcleo de Apoio a População Ribeirinha da Amazônia).
Depois das exibições tivemos um Coffe Break sensacional, cedido pelo CAgesa (Centro Acadêmico de Gestão Ambiental) onde pudemos perceber as conversas e discussões instigadas pelo documentário. A grande maioria dos alunos que assistiram ao filme ficaram para a segunda rodada do evento: O debate. A proposta do debate foi discutirmos sobre o tema "Como Resolução de Problemas se aplica na prática?", discussão que envolve a questão da extensão, o então tripé menos valorizado da universidade pública.

Formamos uma grande roda e tivemos a presença ilustre do Prof. Dr. Mauro de Mello Leonel Júnior, representando o Instituto de Antropologia e Meio Ambiente; a Prof. Rosely Aparecida Liguori Imbernon, representando a Comissão de Cultura e Extensão da EACH; o Frederic Puerta Garcia, representando o Movimento de Ações e Idéias Ambientais; a Gabriela Ferreira, representante do Centro de Estudos e Pesquisas em Politicas Sociais e Qualidade de Vida e a Stéphanie Birrer, representando o NAPRA. A discussão foi mediada pela aluna Andreia Cristina, envolvida com a questão da extensão desde o início de sua carreira universitária, que conseguiu manter a discussão coerente com muita criatividade e jogo de cintura.

No primeiro momento, os convidados se apresentaram e deixaram claro seus pareceres sobre a questão levantada, podemos então ver perfeitamente as diversas formas de se fazer extensão dentro e fora da universidade. Aos poucos, outros representantes de outras iniciativas foram surgindo na discussão e acrescentando experiências e impressões das mesmas. O debate correu tão positivamente que surgiu um encaminhamento para todos os presentes de darmos continuidade a estes grupos de discussão sobre extensão. A idéia é criarmos uma unidade, um momento para todos os grupos se conversarem e pensarem juntos em ações efetivas. A Prof. Rosely também deixou claro que o CCEX está aberto a receber as propostas e mesmo ficar ciente das ações e colaborar da melhor forma possível.

O segundo momento, foi para a discussão específica do projeto de extensão aprovado para ser realizado no segundo semestre deste ano, Projeto de Articulação para o Desenvolvimento Local do Jd. Keralux, com a participação do Prof. Dr. Paulo Sinisgalli e o Prof. Dr. Paulo Almeida. Neste momento pudemos conhecer as pessoas interessadas em fazer parte do projeto, suas expectativas e experiências. Esperamos em breve inciar as atividades do Projeto que não deixa de ser uma continuação do Projeto keralux- câmera e ação!.

Por enquanto é só e aguardem a segunda exiição do Documentário na Semana de Arte e Cultura na EACH!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor,
Não utilize termos ou palavras considerados impróprios, pois pessoas de diversas idades podem acessar esse blog. Comentários produtivos, críticas e perguntas serão extremamente bem vindos.