Projeto Quarta em Movie: Pipoca e cinema independente
Por Liora Mindrisz
Quarta-feira no ABC agora será sinônimo de dia de cinema. O Coletivo N.A.S.A. leva ao Espaço Gambalaia exibições quinzenais itinerantes de produções independentes. A primeira edição do “Quarta em Movie” acontece nesta quarta-feira, dia 25, a partir das 21h, com a exibição do documentário “Keralux”. Após a exibição acontecerá um bate-papo com os realizadores do filme, que será exibido pela primeira vez no ABC.
O filme foi produzido pela Corja Filmes, núcleo independente de realizadores de audiovisual da região, e aborda o tema socioambiental através da comunidade moradora do Jd. Keralux, localizado na zona leste de São Paulo, que enfrenta problemas de contaminação do solo e de regularização de suas moradias. Também será exibido o projeto “Keralux, Câmera e Ação”, idéia inicial de levar aulas de audiovisual para o bairro, de onde surgiu a concepção do filme.
O coletivo N.A.S.A. (Nós Amamos Santo André) é composto por articuladores socioculturais e já atua fortemente na região e fora dela. O “Quarta em Movie” será a terceira ação fixa do grupo. O coletivo já organiza quinzenalmente no Tupinikim Bar o projeto “Terça em Movimento”, ação cultural colaborativa que reúne atrações musicais, exposições de artistas, feira de produtos artesanais, além de empréstimos de livros, todos da região do ABC. O coletivo também oferece oficinas e workshops itinerantes, que circulam desde centro à periferia.
Sinopse – “Keralux” é um documentário de média-metragem que relata, através dos moradores, as histórias do bairro Jardim Keralux a partir da biografia de cada um. Este bairro, localizado na zona leste de São Paulo, ainda enfrenta diversos conflitos socioambientais e busca a regularização fundiária.
Jardim Keralux |
A comunidade convive com problemas de irregularidade causados pelos loteamentos clandestinos (grilagem), como contaminação do solo por BHC e gases metanos. Além do problema ambiental, moradores sofrem com o preconceito dos bairros vizinhos do distrito de Ermelino Matarazzo, que desconhecem a história desta comunidade. O filme registra a construção e a afirmação da identidade desta comunidade.
O projeto “Keralux, Câmera e Ação” surgiu do encontro entre estudantes de gestão ambiental e gestão políticas públicas da Universidade de São Paulo - campus Leste, e integrantes da Corja Filmes. Este projeto foi feito com recursos do programa de Valorização das Iniciativas Culturais da Cidade de São Paulo, sendo a primeira produção da Corja Filmes na cidade de São Paulo.
Já o Coletivo N.A.S.A. é uma iniciativa organizada com objetivo de promover ações socioculturais, ambientais e de iniciativa pessoal, disseminando conhecimento, articulando conexões humanitárias, e gerando igualdade na sociedade. São cidadãos que entendem a real necessidade dos munícipes. Formado por gestores socioculturais em meados de 2011, o N.A.S.A. entra em ação para estimular iniciativas locais culturais em forma de Oficinas, Workshops, Debates, Encontros e Movimentos Colaborativos e Sociais como forma de prevenção aos riscos, educação complementar e ajuda humanitária da população em geral. Entende-se dessa forma a criação de Soluções Locais para Problemas Globais.